RELAÇÕES COM
INVESTIDORES

Menu

Responsabilidade Socioambiental

Como o Madero faz um mundo melhor?

 

Obras

Da construção dos restaurantes à Cozinha Central do Grupo, em Ponta Grossa (PR), não faltam exemplos de ações sustentáveis. A começar pelo sistema de destinação de refugos de obras. Hoje, em média, 90% dos resíduos de obras do Grupo Madero são destinados ao reuso ou reciclagem, diminuindo consideravelmente o impacto no solo. Como a equipe responsável acompanha a obra do projeto até a conclusão, a segurança e eficiência também são garantidas.

Cozinha Central

Já a Cozinha Central é equipada com uma Estação de Tratamento de Efluentes, a qual trata a água utilizada e devolve à natureza 100% pura e tratada. Essa água é tão limpa que serve como lar para os peixes mantidos no lago na parte externa da Cozinha Central.

Restaurantes

No modelo de negócio Container há uma redução média de 77% do consumo de água, graças ao sistema de reuso de águas pluviais, e 14% de energia elétrica. Esse tipo de restaurante, aliás, é mais um grande diferencial do Grupo, afinal, ele reaproveita estruturas de aço que não poderiam mais ser usadas no transporte de cargas e seriam descartadas incorretamente na natureza. Depois de reformados, eles servem perfeitamente à construção civil e se transformam em espaços descontraídos e confortáveis, por meio dos departamentos de arquitetura e engenharia do Grupo. Já nos restaurantes Madero Steak House, a partir de suas diretrizes e práticas sustentáveis, o Grupo Madero consegue reduzir em média 35% o consumo de água e em 14% o de energia elétrica.

Outra ação de impacto significativo nos restaurantes é o monitoramento de CO². Os sensores conseguem indicar a presença de uma grande quantidade de pessoas no ambiente e, dessa forma, aumentar a renovação de ar – iniciativa de grande importância, principalmente, para o momento atual.

 Ecoparada Madero

O complexo gastronômico, que leva no nome o DNA da sustentabilidade, respeita os padrões ESG (ambientais, sociais e de governança) e iniciativas que contribuem para a preservação do meio ambiente. O empreendimento tem uma composteira, onde todo o lixo orgânico coletado será utilizado como adubo para os canteiros dos restaurantes do Grupo Madero. Há ainda a captação e utilização de água da chuva para reuso nos banheiros, e irrigação de mais de 4.000 mudas ornamentais e de 320 m² de telhado verde. Outra medida é a captação de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, que produzem energia limpa e alimentam todo o sistema de iluminação e controles, além do ponto de carregamento de carros elétricos no estacionamento.

O projeto arquitetônico é de Kethlen Ribas Durski, onde os visitantes desfrutam de ambientes com muito conforto, modernidade e sofisticação, além do acesso a diversos serviços e conveniência. Há um Bicicletário para os ciclistas e disponibilidade de aluguel de bicicletas, para passeios no trajeto em meio à natureza. A Conectividade também é destaque, com Wi-Fi gratuito, tomadas nas mesas de refeição e a praticidade de caixas eletrônicos 24h. Contamos com um moderno Espaço Kids projetado com brinquedos e jogos para crianças acompanhadas e para o conforto das mães, o Banheiro Família foi planejado com trocadores e poltronas para amamentação. Animais de estimação também foram lembrados, com o Espaço Pet, que oferece estrutura própria para segurança e necessidades deles.

Pessoas

O Grupo Madero é comprometido com o desenvolvimento sustentável da sociedade e do país, e por isso, adotou uma estratégia responsável de geração de empregos, direcionada em sua grande parte, para jovens em situação de vulnerabilidade social, sem experiência anterior no ramo e residentes em cidades do interior dos estados brasileiros.

A missão do Grupo vai além de oferecer uma profissão a estes jovens, foca no desenvolvimento da cidadania, proporcionando melhores oportunidades de evolução pessoal e profissional através da conquista do primeiro emprego e dos programas internos. A Companhia também se preocupa com o acolhimento, fornecendo a esse público moradias equipadas com toda a infraestrutura necessária para o seu conforto, além de proporcionar três refeições diárias e palestras sobre temas importantes para o seu bem estar.

Além disso, a diversidade cultural promovida pela convivência de jovens vindos de todos os lugares do Brasil nas moradias, propicia a troca de saberes, enriquecendo o conhecimento, favorecendo a construção de uma identidade cultural plural e agregadora. Estas oportunidades e empregos os fazem crescer, os potencializam, mudam histórias de famílias inteiras e muitas vezes a realidade das próximas gerações.

Ações de Doações

O Grupo Madero se orgulha muito por fazer um mundo melhor todos os dias. Mas, o que faz nosso coração transbordar realmente é poder ver isso se concretizar nos sorrisos sinceros e no brilho do olhar de cada uma das crianças e pessoas que participaram das nossas ações de doações.

Melhor que as ações solidárias e arrecadações realizadas, foi o sentimento de esperança e amor que conseguimos transmitir para todas as pessoas e famílias beneficiadas.

Algumas das ações realizadas em 2021:

– No dia Mundial do Hamburger foi realizada a entrega de 1.100 Cheeseburgers para os pacientes e colaboradores do Hospital Erasto Gaertner;

– Venda de 2.115 Cheeseburgers revertida para o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, uma instituição que oferece atendimento em regime residencial a idosos com 60 anos ou mais, que estejam em vulnerabilidade social, para que recebam cuidados com seu bem estar geral, saúde, alimentação e lazer;

– Doação de 200 panetones para o Projeto Café do Bem, que oferece alimentos e roupas para pessoas que vivem em situação de rua;

– Doação de 600 Cheeseburgers para entidades carentes.