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Modelo de Negócios

Acreditamos ser uma das empresas de restaurantes multimarcas que mais cresce no Brasil em termos de vendas e número de restaurantes, fruto do compromisso de buscar qualidade superior como parte central do nosso modelo de negócios. Impulsionados por este compromisso com a qualidade, a partir da abertura do primeiro restaurante Madero em 2005, na cidade de Curitiba, a Companhia cresceu para um portfólio de 276 restaurantes multimarcas (incluindo franquias) em 18 estados brasileiros em 31 de dezembro de 2023, com uma plataforma de produção, distribuição e logística verticalmente integrada.

Os Restaurantes

Os restaurantes da Companhia estão divididos sob duas marcas principais, Madero e Jeronimo, com múltiplos conceitos distintos que incluem Madero Steak House e Madero Container sob a marca Madero, e Jeronimo Burger e Jeronimo Track sob a marca Jeronimo. O Madero Steak House é o formato original de serviço completo (full-service) adotado pela Companhia, que oferece um ambiente descontraído e adequado para negócios e famílias, e que oferece um cardápio com ampla variedade de refeições, incluindo desde grelhados e saladas, a outros pratos, com destaque para os hambúrgueres. Posteriormente, foi lançado o Madero Container, um formato fast-casual que oferece um cardápio mais restrito focado em hambúrgueres grelhados. A Companhia acredita que o Madero Container foi um dos primeiros conceitos de restaurante fast-casual no Brasil e, como tal, tem desempenhado um papel fundamental no estabelecimento da indústria fast-casual no país. Jeronimo é um conceito de fast-casual centrado em tecnologia e focado em um público mais jovem. Oferece um cardápio orientado em preço, focado em hambúrgueres prensados na chapa, desenvolvidos para garantir frescor e qualidade na entrega, e ostenta um ambiente vibrante e colorido – com arte de rua única para cobrir as paredes de cada restaurante. O Jeronimo Burger inclui restaurantes em shopping centers, tanto em praças de alimentação como restaurantes independentes. Jeronimo Track é um conceito de Jeronimo independente que também apresenta uma opção de drive-thru.

A tabela abaixo ilustra nossos principais indicadores operacionais para os períodos indicados. Para informações, vide seção 2 do Formulário de Referência.

Marca / Segmento Madero Jeronimo
Conceito Madero
Steak House
Madero
Container
Jeronimo /
Jeronimo Track
Descrição Full-service Fast-casual Fast-casual
Número de restaurantes (31/12/2023)¹ 95 84 86
Tamanho Médio dos Restaurantes (31/12/2023)¹ 574 m² / 154 assentos 358 m² / 103 assentos 395 m² / 103 assentos
Formatos Ruas, shoppings e aeroportos Cidades médias, rodovias, e presença complementar em grandes cidades Ruas, drive-thru, rodovias, estações de metrô, aeroportos, shoppings e praças de alimentação
Cardápio Cardápio completo Cardápio reduzido com foco em hambúrgueres e grelhados Cardápio reduzido com foco em hambúrgueres prensados na chapa

¹Inclui franquias; não inclui 11 outros restaurantes de bandeiras diferentes.

Distribuição geográfica da plataforma de restaurantes e Cozinha Central da Companhia



Fonte: Companhia; data-base: 31/12/2023.

Fonte: Companhia.

Valores referentes ao final de cada período indicado.

Ao longo dos últimos 17 anos o Grupo Madero vem apresentando grande evolução no número de restaurantes do grupo.

 

Cozinha Central e Plataforma Verticalmente Integrada

Para ajudar a atingir seu objetivo de oferecer a mais alta qualidade em todos os aspectos de seu negócio, a Companhia investiu mais de R$328,7 milhões no período de 1º de janeiro de 2018 a 31 de dezembro de 2021 para construir sua própria plataforma verticalmente integrada de produção, distribuição e logística. O centro desta plataforma é Cozinha Central com mais de 32 mil metros quadrados, que emprega aproximadamente 600 pessoas, produzindo e fornecendo praticamente todos os alimentos consumidos nos restaurantes da Companhia. Este modelo único oferece vários benefícios, tanto em termos de experiência no restaurante para os clientes, quanto para a performance financeira da Companhia, incluindo:

–  Oferecimento de uma alta consistência nos produtos ofertados, o que minimiza a variabilidade na experiência do cliente;

– Cozinhas menores e mais eficientes, com menor quantidade de funcionários nos nossos restaurantes;

– A rápida inovação do cardápio, com menor complexidade operacional; e

– Redução de custos e gastos com salários, permitindo maiores níveis de rentabilidade se comparado ao apresentado nas redes de restaurantes no Brasil, que normalmente não operam com produção centralizada.

Possuir sua própria cadeia de abastecimento permite que a Companhia mantenha a consistência de padrão excepcional de qualidade da sua comida. Por exemplo, seus hambúrgueres são feitos com mistura própria de carnes nobres e gordura, que garantem o padrão de qualidade e sabor dos hambúrgueres do Grupo Madero. O pão é assado fresco diariamente de acordo com as especificações da Companhia, o bacon e linguiça são defumados na Cozinha Central, para garantir o sabor perfeito e a maionese sempre segue a receita caseira da avó do Chef Junior. Adicionalmente, as operações centralizadas de distribuição e logística simplificam a abertura de restaurantes, permitindo o abastecimento dos restaurantes com produtos frescos e a manutenção da alta qualidade dos produtos ao longo da cadeia de distribuição. Os altos volumes permitiram que a Companhia automatizasse os processos, ao mesmo tempo em que manteve a qualidade de uma comida caseira. A Companhia acredita que sua plataforma verticalmente integrada tem a capacidade de garantir a produção dos principais produtos que são servidos nos restaurantes, tanto para os restaurantes existentes quanto para os novos restaurantes que a Companhia pretende inaugurar.

 

Equipe Madero

A fim de oferecer um serviço excepcional e consistente aos clientes, a Companhia fornece aos mais de 6.000 funcionários dos restaurantes (de um total de aproximadamente 7.400 funcionários em todo o Grupo Madero em 31 de dezembro de 2023) um pacote único de importantes benefícios para todos os funcionários, além de opção de plano de saúde e treinamento intensivo no trabalho. Devido ao abrangente programa de treinamento, a Companhia é capaz de contratar um grupo mais amplo de candidatos que podem ter menos experiência e treinamento prévio. O compromisso com os funcionários dos restaurantes tem historicamente mantido uma baixa rotatividade, se comparado aos dados disponíveis da indústria de restaurantes. No exercício findo em 31 de dezembro de 2023, a rotatividade dos funcionários dos restaurantes da Companhia foi de 40,1%. Além disso, a curta distância entre a moradia dos funcionários e seu local de trabalho, permite otimizar os turnos dos funcionários. Isto, por sua vez, possibilita empregar menos pessoas nos restaurantes, pagar-lhes salários melhores e reduzir as despesas de treinamento e condução. Este programa de benefícios e o alto nível de retenção de funcionários permite que a Companhia desenvolva, dentro de todos os níveis da organização, consistência em serviços de alta qualidade aos clientes, à medida em que a Companhia cresce e emprega funcionários em novos restaurantes.

Com a pandemia da COVID-19, a Companhia permaneceu comprometida com os funcionários. Dada a redução da capacidade dos restaurantes e do horário de funcionamento, a Companhia tomou a difícil decisão de reduzir uma parcela do seu quadro de funcionários a partir de 1º de abril de 2020. Paralelamente, iniciou-se um programa chamado “Tamo Junto”, no qual foram identificados os funcionários de alto desempenho que a Companhia pretendia readmitir quando os restaurantes reabrissem. O programa “Tamo Junto” forneceu a alguns funcionários afetados pela pandemia pagamentos mensais de auxílio, promoveu videoconferências semanais com a gerência e ofereceu treinamento em hospitalidade e cursos de idiomas estrangeiros. Este programa terminou em outubro de 2020, depois que a Companhia pode recontratar todos os funcionários participantes que desejaram retornar ao Madero.

 

Tecnologia Madero

A Companhia investe muito em tecnologia nos restaurantes para permitir uma experiência mais atraente e agradável aos clientes. Todos os pedidos no Madero Steak House são registrados em tablets (portados pelo pessoal de atendimento). Já na rede Jeronimo e Madero Container, o atendimento é todo feito por totens eletrônicos, onde o cliente seleciona os itens que vai consumir e efetua o pagamento diretamente nos mesmos, e seu único contato com os atendentes é na retirada do pedido no balcão. Esta tecnologia voltada para o consumidor proporciona pedidos rápidos e fáceis, elimina as ineficiências associadas com um caixa e um sistema manual de ponto de venda e reduz o desperdício na cozinha. Quando os pedidos são feitos por meio de tablets ou totens, o sistema transfere o pedido diretamente para os displays eletrônicos de cozinha, ou KDSs. Em todo o Grupo Madero, há apenas um chef – Chef Junior – e suas instruções são entregues através dos KDSs, para orientar os funcionários em cada etapa do processo de preparação, garantindo o controle de qualidade e a consistência dos produtos. Os investimentos em tecnologia permitiram que a Companhia alcançasse com eficiência seus clientes, além de nossas lojas físicas, e expandir os canais em que opera. Atualmente, temos cobertura para toda a rede, operando com as principais plataformas de serviço de entregas, bem como com o aplicativo próprio. O App Grupo Madero contempla as marcas próprias Madero e Jeronimo, sendo um dos primeiros marketplaces multimarcas no país de um grande grupo de restaurantes. Em todos os formatos de restaurantes, os pedidos são feitos através dos aplicativos ou de aplicativos de terceiros, e os alimentos são entregues por serviços de entrega contratados, a fim de manter os padrões de alta qualidade da Companhia. Estes pedidos também são transferidos direto aos KDSs, integrando os pedidos através das plataformas eletrônicas à cozinha dos restaurantes.

Racionalizando suas operações com tecnologia, a Companhia aumentou a capacidade de produção geral da sua Cozinha Central, com destaque para a produção de pães e hambúrgueres. Também elevou o rendimento em horários de pico, o que é fundamental para garantir que a Companhia cumpra todos os pedidos recebidos. A tecnologia que conecta o consumidor à cozinha diferencia a experiência dos clientes, o que a Companhia acredita ter ajudado a impulsionar a rentabilidade dos nossos restaurantes.

 

Resultados Financeiros da Companhia

O compromisso com a qualidade em todos os aspectos do seu negócio, permitiu que a Companhia contasse com um forte crescimento de sua receita, incluindo o rápido crescimento dos restaurantes para atender a demanda de clientes e o crescimento nos níveis de restaurante e corporativo.

A receita líquida total foi de R$1.146,2 milhões, R$1.482,9 milhões, e R$ 1.708,1 milhões em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. O EBITDA Ajustado foi de R$ 241,9 milhões, R$ 374,2 milhões e R$ 425,3 milhões em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. A margem EBITDA Ajustada foi de 21,1%, 25,2% e 24,9% em 2021, 2022 e 2023, respectivamente. O resultado líquido da Companhia foi de um prejuízo de R$121,1 milhões, R$146,8 milhões e R$ 64,8 milhões em 2021, 2022 e 2023. Além do impacto da pandemia em 2020, 2021 e 2022, o lucro líquido tem sido historicamente impactado pela estratégia agressiva de crescimento da Companhia, o que demanda fortes investimentos. Estes em parte estão sendo financiados por linhas de crédito bancárias, o que impacta nas elevadas despesas financeiras com o custo da dívida, uma vez que esses investimentos gerarão resultados em períodos futuros. Com a Cozinha Central atualmente instalada e infraestrutura corporativa construída, a Companhia acredita estar bem posicionada para proporcionar um crescimento forte e rentável.

Alguns números relativos a nosso desempenho financeiro histórico são mostrados abaixo¹:

¹  Receita líquida da linha “Outros” inclui receita líquida com a Cozinha Central mais as taxas de royalties pagas pelas franquias.

 

Evolução mensal % do SSS por marca

A Companhia utiliza como parâmetro de gestão o Same Store Sales (SSS), ou Vendas dos Mesmos Restaurantes, um indicador operacional financeiro bastante usado no setor. O SSS calculado pela Companhia utiliza apenas as vendas dos restaurantes com idade de 12 meses ou mais, portanto, exclui a venda dos restaurantes com idade abaixo de 12 meses.