RELAÇÕES COM
INVESTIDORES

Menu

Diferenciais Competitivos

Pontos Fortes – Os ingredientes que tornam o Grupo Madero especial

Um foco incansável na qualidade impulsiona o modelo único de negócios da Companhia

Acreditamos que a Companhia serve a melhor comida e proporciona a melhor experiência a seus clientes durante cada visita a seus restaurantes. A Companhia nunca abre mão da qualidade e se esforça para entregar cada refeição como se o próprio Chef Junior a cozinhasse.

Nossa comida

O Grupo Madero é dono da cadeia de fornecimento de seus restaurantes porque está comprometido com a entrega de alimentos de qualidade superior. A carne é totalmente natural, praticamente toda alface e tomate são comprados de fazendas orgânicas no Brasil, e não são adicionados conservantes aos alimentos servidos pela Companhia. A Companhia mistura sua própria carne de hambúrguer para combinar com a mistura criada pelo Chef Junior, defuma seu próprio bacon e linguiça para garantir o sabor perfeito, assa seu próprio pão diariamente para garantir o frescor, e prepara sua maionese usando uma receita familiar. Os ingredientes utilizados pela Companhia são cuidadosamente transportados para todos os restaurantes por meio de uma extensa rede de distribuição própria, incluindo uma frota de mais de 60 caminhões com capacidade refrigerada, congelada e seca.

A experiência do Grupo Madero

A Companhia acredita que alimentos de alta qualidade são melhor apreciados em um restaurante com ambiente moderno e atraente, assim o Grupo Madero investe pesadamente para garantir uma experiência diferenciada. Oferecer uma experiência de restaurante superior é um princípio da missão da Companhia e se estende ao aspecto e sensação de todos os seus restaurantes. Os restaurantes da Companhia são projetados e construídos por equipes internas de design, arquitetura e engenharia, que garantem uma atmosfera padronizada em cada novo restaurante. Os funcionários recebem um extenso treinamento no trabalho – começando com uma introdução formal e continuando com 21 a 120 dias de instrução imersiva, dependendo de sua função. A preparação de alimentos e a experiência do cliente para todos os restaurantes são monitorados por uma equipe de controle de qualidade centralizada com transmissão de vídeo ao vivo, com pelo menos 14 câmeras em cada restaurante. Além disso, membros da equipe central, juntamente com os mais de 40 inspetores de campo, visitam cada restaurante pelo menos a cada duas semanas para ajudar a garantir que os padrões da Companhia de qualidade de alimentos, limpeza e experiência do cliente sejam sempre mantidos. Acreditamos que o cumprimento da promessa de oferecer os melhores alimentos produzidos com os ingredientes da mais alta qualidade em um ambiente seguro e atraente em todos os restaurantes da Companhia, permite oferecer uma experiência consistente tanto para os clientes que frequentam as lojas físicas quanto para os que recebem os alimentos no formato de delivery, take-away e drive-thru, impulsionando a fidelidade e aumentando as vendas.

A partir de março de 2020, foram adotadas medidas de segurança adicionais destinadas a garantir a saúde dos funcionários e clientes, incluindo:

– Aumento do número de protocolos de limpeza em toda a cadeia de fornecimento vertical e restaurantes;

– Exigência de máscaras e luvas para todo o pessoal dos restaurantes e da Cozinha Central;

– Aumento da distância entre as mesas, em conformidade com as medidas de distanciamento social brasileiras;

– Implementação da coleta sem contato em restaurantes, mesmo para as unidades que não tenham drive-thru; e

– Triagem de temperatura para o pessoal da Cozinha Central antes de iniciar seu turno de trabalho.

Plataforma Verticalmente Integrada nos permite manter a qualidade em escala

Construímos uma plataforma única e verticalmente integrada que promove consistência e alta qualidade em seus restaurantes, ao mesmo tempo em que permite gerenciar melhor os custos. A infraestrutura e a cadeia de abastecimento subdesenvolvidas no Brasil limitam a capacidade de muitas redes de restaurantes de escalar rapidamente. Como resultado, a Companhia investiu em sua própria cadeia de suprimentos e não depende de serviços prestados por terceiros, o que a posiciona para crescer além de sua concorrência.

A Cozinha Central foi inaugurada em junho de 2015 e cresceu para mais de 32 mil metros quadrados construídos em mais de 80 mil metros quadrados de terreno, incluindo cerca de 9 mil metros quadrados de espaço de armazenamento para todos os ingredientes dos restaurantes da Companhia. As instalações produzem praticamente todos os alimentos consumidos em nossos restaurantes e fornecem a maioria dos suprimentos necessários da rede. Hoje, a Companhia é capaz de produzir aproximadamente 9,5 milhões de pães e 16,0 milhões de hambúrgueres por mês. O processo de fabricação da Companhia garante a consistência na qualidade dos alimentos servidos em seus restaurantes, monitorando o produto do fornecedor até a mesa. Desde janeiro de 2018, até 31 de dezembro de 2022, foram investidos mais de R$ 341,4 milhões para aumentar a capacidade e reduzir os custos na Cozinha Central.

Estimamos que a capacidade atual das principais linhas de produção já está preparada para suportar aproximadamente 500 unidades.

Para conectar a Cozinha Central à crescente base de restaurantes da Companhia, foi estabelecida uma rede de serviços compartilhados de primeira classe que suporta as suas marcas próprias, incluindo controle de estoque, marketing, projeto e construção de restaurantes e funções de back-office. A plataforma de logística centralizada da Companhia, permite o monitoramento constante da localização da frota, bem como detectar potenciais problemas em tempo real. O sistema de controle de estoque rastreia o estoque de forma eficiente e permite a encomenda de suprimentos alimentares, bem como evita interrupções de fornecimento e custos desnecessários de armazenagem. Centralizar as atividades de back-office no escritório administrativo da Companhia em uma Central de Serviços Compartilhados permite que os gerentes de restaurante e funcionários se concentrem inteiramente na otimização da experiência para nossos clientes.

Os investimentos em tecnologia ajudarão a impulsionar o crescimento futuro e a lucratividade da Companhia

Acreditamos ter construído uma forte infraestrutura tecnológica, o que aumentou nossa capacidade de oferecer qualidade consistente e crescimento lucrativo. A plataforma tecnológica, de ponta a ponta, cobre todos os aspectos do negócio da Companhia, melhorando a produção de alimentos em suas instalações da Cozinha Central, otimizando as capacidades da rede de distribuição e criando uma experiência inigualável nos restaurantes da Companhia.

Os totens instalados nos restaurantes Madero Container e Jeronimo, e os tablets no Madero Steak House, diminuem os atrasos no ponto de venda e aumentam a eficiência do pedido. Câmeras de vídeo monitoram a preparação de alimentos em todos os restaurantes, permitindo a supervisão da equipe de controle de qualidade centralizada e, assim, minimizando o desperdício e melhorando a satisfação dos clientes. Os funcionários nos bastidores, ao cozinhar, seguem um conjunto de instruções passo-a-passo, desenvolvidos pela própria Companhia, que aparecem na tela quando um cliente faz um pedido. Com esta tecnologia orientada tanto para clientes quanto para o processo produtivo e de preparação, acreditamos ter lançado as bases para fornecer qualidade consistente em escala que permitirá o crescimento contínuo.

Além disso, como os clientes procuram cada vez mais minimizar o contato em restaurantes, a Companhia acredita que estar bem posicionada com plataformas de pedidos de tablet, aplicativos, totens e ênfase contínua no drive-thru e na entrega a domicílio. A Companhia acredita que estas iniciativas continuarão a impulsionar a eficiência em seus restaurantes e difundirão confiança nos clientes e funcionários.

Em 2021, inauguramos a câmara robotizada com a tecnologia Dematic para armazenamento de produtos congelados e resfriados, com o objetivo de aumentar a eficiência e rastreabilidade do processo, utilizando sistemas tecnológicos avançados. Complementando esse processo, implementamos o sistema Neolog para a gestão e planejamento de cargas e de rotas, visando à otimização da nossa logística própria. Não obstante, no início de 2021, no âmbito corporativo, concluímos a implantação do ERP Protheus da Totvs, integrando os diversos sistemas de gestão, possibilitando a otimização dos processos e melhor controle de dados para tomada de decisões. Adicionalmente, investimos continuamente no aprimoramento dos nossos sistemas.

Aspectos econômicos robustos de cada unidade de negócio impulsionam fortes margens.

O compromisso da Companhia com os controles de qualidade e de custos impulsionou as fortes RMUs, EBITDA e margem EBITDA em cada um dos conceitos adotados.

Em 2022 os restaurantes Madero Steak House geraram uma RMU de R$8,8 milhões, com um custo médio de construção de aproximadamente R$5,1 milhões, e os restaurantes Madero Container geraram uma RMU de R$4,2 milhões, com um custo médio de construção de aproximadamente R$4,3 milhões. A marca Jeronimo também ostenta uma economia unitária atraente enquanto está em um estágio de desenvolvimento anterior aos conceitos Madero, o qual já tem sua marca amplamente reconhecida. Em 2022, os restaurantes Jeronimo geraram uma RMU de R$4,4 milhões, com um custo médio de construção de aproximadamente R$5,1 milhões. De maneira consolidada o Grupo teve uma margem EBITDA Ajustada em 2022 de 25,2%. Em comparação, companhias similares com serviços fast-casual como Shake Shack e Chipotle que reportaram 7,8% e 16,7% em 2022, respectivamente, ilustrando a força operacional do Madero com uma margem superior.

Dado o significativo reconhecimento das marcas Madero no Brasil, os novos restaurantes geralmente experimentam fortes RMUs em seu primeiro ano, seguido por um modesto declínio em seu segundo ano pós-abertura. Como resultado, os novos restaurantes da Companhia normalmente atingem um nível maduro de vendas e renda operacional até o terceiro ano, com níveis de crescimento mais normalizados depois disso. Entretanto, os volumes significativos e as fortes margens da Companhia geram retornos sobre o capital investido (ROICs) atraentes. Além disso, com uma idade média de apenas 3,6 anos, substancialmente todos os restaurantes da Companhia estão em boas condições de manutenção, e, portanto, a Companhia estima que será necessário pouco investimento nos próximos anos para manter a aparência moderna dos seus restaurantes e para continuar a proporcionar fortes resultados financeiros.

No exercício de 2022, a Companhia registrou uma receita líquida de R$1,483 bilhão, a maior receita líquida da história da empresa.

Comprometimento com a Responsabilidade Ambiental, Social e Governança Corporativa

O compromisso da Companhia com a responsabilidade ambiental, social e governança corporativa é fundamental para o seu objetivo de servir o hambúrguer que torna o mundo um lugar melhor. A Cozinha Central permite que a Companhia exerça um nível de controle maior sobre sua rede de restaurantes e minimize seu impacto ambiental. Por exemplo, praticamente todos os tomates e alface são adquiridos de fazendas orgânicas, não são adicionados conservantes aos alimentos, e as linhas de produção automatizadas da Companhia são projetadas não apenas para garantir qualidade e precisão nos padrões alimentares, mas também para minimizar desperdício. A Cozinha Central também está equipada com uma estação de tratamento de efluentes, que trata a água utilizada antes de devolvê-la ao solo. Consistente com o compromisso e responsabilidade social da Companhia, frequentemente organizamos eventos para hospitais, instituições de caridade e escolas públicas.

O foco na sustentabilidade também se estende aos restaurantes da Companhia. Os restaurantes construídos desde o final de 2018 possuem o certificado de Liderança em Energia e Design Ambiental, ou LEED, constituindo-se na rede de restaurantes com mais certificados pelo LEED em toda a América Latina em 2019, 2021 e 2022, de acordo com informações fornecidas pelo LEED. A Companhia também ganhou o selo do U.S. Green Building Council, atestando a eficiência e a integridade ambiental de cada restaurante. Com base em suas diretrizes e práticas sustentáveis, a Companhia é capaz de controlar o consumo de água e eletricidade em todos os seus restaurantes. A Companhia acredita que seu compromisso autêntico e de longa data com práticas responsáveis e sustentáveis em seu negócio, a posiciona melhor no seu mercado de atuação.

Em dezembro de 2020, foi lançada a primeira Ecoparada Madero, na Rodovia Castello Branco, no estado de São Paulo, uma das principais rodovias do país. Trata-se de um complexo gastronômico com um ambiente totalmente diferenciado, trazendo um conceito inovador para as estradas do Brasil. Suas instalações são ecologicamente sustentáveis, com placas de geração de energia solar, sistema de captação de água de chuva, dispositivos para carregamento de carros elétricos, além de contar com um processo de separação de lixo orgânico que posteriormente é transformado em adubo para utilização em uma fazenda orgânica e nas plantas de nossos restaurantes. Em julho de 2022, a segunda Ecoparada Madero foi inaugurada, desta vez na rodovia Presidente Dutra.

Com vistas à nossa estratégia de longo prazo, obtivemos em novembro de 2021, o registro de Companhia Aberta da CVM, nos comprometendo com um maior disclosure de informações e aprimorando ainda mais a governança corporativa no Grupo Madero

Forte cultura organizacional com time de gestores motivados

A visão estratégica e cultura organizacional da Companhia tem sido desenvolvida e promovida por seus administradores, liderados pelo Chef Junior. A Companhia é construída sob uma cultura voltada para os colaboradores e comunidade. No Grupo Madero, colaboradores felizes trabalham para entregar comida da melhor qualidade, o que é um dos principais direcionadores do forte crescimento da Companhia. A Companhia acredita que são os seus colaboradores que fazem do Grupo Madero o que ele é hoje. A cultura do Grupo Madero é única se comparada aos seus competidores porque o senso de comunidade é reforçado diariamente. Por exemplo, Chef Junior tem divulgado o número do seu celular pessoal nas embalagens das refeições dos funcionários, de forma que possam ligar diretamente para ele, sem que haja filtro prévio em seus feedbacks. A Companhia oferece benefícios aos seus colaboradores, com o objetivo de que sejam bem sucedidos, felizes e saudáveis. Além disso, a Companhia acredita ser imensamente importante apoiar as comunidades nas quais opera.

A liderança da Companhia tem vasta experiência na indústria de alimentos, bebidas e commodities. A estrutura de liderança da Companhia possui várias camadas, garantindo a continuidade de execução de sua estratégia, por meio do treinamento de líderes familiarizados com sua estratégia e fortalezas. O fundador, Chef Junior, possui uma parte significativa das ações da Companhia, e os principais administradores da Companhia também possuem ações e assim estão alinhados com o contínuo sucesso de longo prazo do Grupo Madero.

Plano de opções da Companhia

Atualmente temos um plano de opções com o objetivo de manter o alinhamento entre os acionistas do Grupo Madero e os executivos e administradores da Companhia. O plano outorgado define que até 2,37% das ações da Companhia podem ser distribuídas para funcionários selecionados, abrangendo até alguns colaboradores em nível gerencial.