Como o Madero faz um mundo melhor?
Obras e Restaurantes
Da construção dos restaurantes à Cozinha Central do Grupo, em Ponta Grossa (PR), não faltam exemplos de ações sustentáveis.
Abaixo, algumas práticas adotadas nas construções dos restaurantes da Companhia:
– Sistema de destinação de refugos de obras. Em média, cerca de 90% dos resíduos de obras do Grupo Madero são destinados ao reuso ou reciclagem, diminuindo consideravelmente o impacto no solo e evitando assim o envio de material reciclável para aterros sanitários. Com uma equipe de engenharia própria que acompanha a obra do projeto até a conclusão, a segurança e eficiência também são garantidas.
– No modelo de negócio Container há uma redução média de 36% do consumo de água, graças ao sistema de reuso de águas pluviais, e 14% de energia elétrica com a utilização de energias renováveis.
– Nos restaurantes Jeronimo e Madero Container, ainda, é feito o reaproveitamento de estruturas de aço que não poderiam mais ser usadas no transporte de cargas e poderiam ser descartadas incorretamente na natureza. Depois de reformados, eles servem perfeitamente à construção civil e se transformam em espaços descontraídos e confortáveis, por meio dos departamentos de arquitetura e engenharia do Grupo.
– Instalação de medidores para monitoramento de consumo de água potável, água de reuso, energia do ar condicionado e sistemas de ventilação. Energia das câmaras frias e congeladas e gás. O sistema envia os dados de consumo em tempo real para a central de operação, permitindo a identificação ágil de anomalias ou vazamentos e evitando desperdícios.
– Redução dos impactos da poluição luminosa à fauna noturna através da definição de luminárias eficientes e com feixe de luz direcionado para baixo e para dentro do lote.
– Priorização das compras de equipamentos eficientes que possuem selos reconhecidos de eficiência.
– Utilização de energias renováveis, proporcionando consumo mais eficiente e ecologicamente correto de energia.
O Grupo Madero procura seguir um alto padrão de eficiência e integridade ambiental na construção de cada restaurante, levando a Companhia a receber o prêmio U.S. Green Building Council Leadership Award em 2019 e 2021, sendo responsável por mais da metade dos registros de Certificações LEED no Brasil, neste último ano. Este prêmio é o reconhecimento máximo para uma empresa com projetos e construções focados em sustentabilidade, meio ambiente, indivíduos e comunidade ao seu redor.
Adicionalmente foi implementado nos restaurantes um projeto para a reciclagem de 100% do óleo vegetal consumido. A Companhia possui contrato com a empresa Cargill, em parceria no Programa Ação Renove, por meio do qual são subcontratadas empresas para coleta e destinação final do óleo vegetal usado. O material é descartado em bombas específicas e é reutilizado como matéria prima para a produção de sabão e biodiesel.
Cozinha Central
A Cozinha Central é o centro da plataforma verticalmente integrada de produção, distribuição e logística, de onde são produzidos e fornecidos praticamente todos os alimentos consumidos nos restaurantes da Companhia. Nessa estrutura, é indispensável aproveitar as oportunidades de colocar atitudes sustentáveis em prática a fim de melhorar a relação da Companhia com o meio ambiente e com a sociedade em geral.
Algumas das práticas sustentáveis realizadas na Cozinha Central:
– Estação de Tratamento de Efluentes, a qual trata a água utilizada e devolve à natureza. Essa água possui uma qualidade tão boa que serve como lar para os peixes mantidos no lago na parte externa da Cozinha Central.
– A emissão média de gases poluentes da Cozinha Central é de até 46% do padrão estabelecido na legislação ambiental para emissões atmosféricas em fontes pontuais.
– Mais de 93% dos resíduos gerados na Cozinha Central são reciclados ou passam por um processo de compostagem. A destinação final ambientalmente adequada dos resíduos gerados na Cozinha Central é garantida através do controle de prestadores de serviços de gestão de resíduos, controle de DMRs (Declaração de Movimentação de Resíduos) e auditoria dos destinadores finais de resíduos.
– A compra de madeira é feita com fornecedor qualificado pelo IBAMA. As madeiras brutas utilizadas são rastreáveis através de Documentos de Origem Florestal e notas fiscais.
– A frota de caminhões da Companhia, que transporta os produtos da Cozinha Central para os restaurantes, utiliza ARLA 32, um sistema redutor catalítico capaz de reduzir a emissão de poluentes para a atmosfera.
– São utilizadas caixas vazadas plásticas reaproveitáveis para embalagem e transporte dos produtos acabados, proporcionando redução no descarte de embalagens e logística reversa das mesmas.
– Busca contínua pelos objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, através de algumas ações como a instalação de silo para armazenagem de óleo vegetal usado na produção, levando à não geração de embalagens como resíduo; destinação de resíduos orgânicos para compostagem; reutilização das embalagens internas de distribuição de produtos químicos para higienização.
– Treinamento sobre segregação de resíduos gerados no dia a dia do colaborador dentro da Cozinha Central.
– Monitoramento de ruído ambiental, visando mitigar a poluição sonora e possíveis impactos negativos nas pessoas e no ambiente ao redor da Cozinha Central.
Fornecedores e Produtos
A grande maioria dos alimentos consumidos nos restaurantes da Companhia não têm adição de conservantes e/ou são orgânicos.
Algumas das características que tornam nossos produtos especiais:
– Nosso hambúrguer possui na sua composição apenas carne e gordura, com a preocupação e compromisso de entregar um produto saudável e saboroso, sem adição de conservantes.
– O pão do Madero é produzido em equipamento que possui alta tecnologia para o segmento, tudo isso para garantir que o pão entregue sempre a mesma crocância, cor e sabor, chegando aos restaurantes com frescor, sendo assado e finalizado no momento do pedido trazendo uma experiência muito particular com a identidade do Madero.
– Os tomates e alfaces que acompanham nossos burgers são orgânicos.
– Para nossa maionese não adicionamos conservantes, usando como ingredientes suco de limão, cebola orgânica triturada, mostarda, vinagre, pimenta do reino, sal, gema de ovo pasteurizada e óleo de milho.
– O bacon e a linguicinha são defumados em processo tradicional com a queima de pó de serra proveniente de madeiras como Muiracatiara e Jatobá, dando sabor característico e único.
– Nossos cortes de carnes são selecionados, provenientes de fornecedores consolidadores no mercado com rigorosos padrões de garantia de qualidade atendendo as normas do serviço de inspeção federal do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
– Para produção das coxinhas, a Companhia prepara a massa, o recheio e a farinha de rosca, tomando-se todos os cuidados de qualidade desde o início do preparo para que tenhamos um produto diferenciado do mercado.
– Nossos pratos prontos são produzidos com receitas artesanais sem adição de conservantes, com sabor de comida caseira, possuindo diversos sabores e combinações para tornar para atender da melhor forma nossos clientes.
– Os produtos empanados são produzidos utilizando temperos frescos e especiarias, sem a adição de conservantes e outros aditivos. Para nossas tiras de frango usamos o peito de frango cortado, sem adição de carne mecanicamente separada ou triturada. Nosso Schnitzel é composto de lombo suíno fatiado e tem a espessura padronizada, sem adição de conservantes.
– O Petit Gateau é produzido com matérias primas de alta qualidade e que remete processo artesanal, utilizando leite condensado cozido na lata para confecção do produto, sem a adição de conservantes ou corantes.
– Os morangos usados na composição das sobremesas e sorvetes são orgânicos e selecionados.
– Até 2027, de forma gradativa e reportando anualmente a transição, o Grupo Madero se compromete a adquirir exclusivamente carne suína e embutidos provenientes de fornecedores que utilizam sistemas com fêmeas reprodutoras livres de celas de gestação.
– A Companhia atualmente utiliza exclusivamente ovos in natura provenientes de produtores de galinhas que se comprometem em criar os animais livres de gaiolas (cage free). Até 2027, a Companhia se compromete a utilizar 100% de ovos cage free, incluindo os pasteurizados, de acordo com o compromisso assumido por nossos fornecedores.
Todos os fornecedores de produtos e serviços da Companhia passam por um Processo de Gestão de Fornecedores que estabelece requisitos mínimos, que incluem licenciamento ambiental, qualidade e segurança dos alimentos e responsabilidade social.
Ecoparada Madero
O complexo gastronômico, que leva no nome o DNA da sustentabilidade, respeita os padrões ESG (ambientais, sociais e de governança) e iniciativas que contribuem para a preservação do meio ambiente. O projeto arquitetônico é de Kethlen Ribas Durski, onde os visitantes desfrutam de ambientes com muito conforto, modernidade e sofisticação, além do acesso a diversos serviços e conveniência.
O empreendimento possui as seguintes iniciativas:
– Composteira onde todo o lixo orgânico coletado será utilizado como adubo para os canteiros dos restaurantes do Grupo Madero.
– Captação e utilização de água da chuva para reuso nos banheiros e irrigação de mais de 4.000 mudas ornamentais e de 320 m² de telhado verde.
– Captação de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, que produzem energia limpa e alimentam todo o sistema de iluminação e controles, além do ponto de carregamento de carros elétricos no estacionamento.
– Bicicletário para os ciclistas e disponibilidade de aluguel de bicicletas, para passeios no trajeto em meio à natureza.
– Um moderno Espaço Kids projetado com brinquedos e jogos para crianças acompanhadas e para o conforto dos pais.
– Banheiro Família planejado com trocadores e poltronas para amamentação.
– Espaço Pet que oferece estrutura própria para segurança e necessidades dos animais de estimação.
– Wi-Fi gratuito, tomadas nas mesas de refeição e a praticidade de caixas eletrônicos 24h.
Pessoas
Primeiro emprego
O Grupo Madero é comprometido com o desenvolvimento sustentável da sociedade e do país, e por isso, adotou uma estratégia responsável de geração de empregos, direcionada em sua grande parte, para jovens em situação de vulnerabilidade social, sem experiência anterior no ramo e residentes em cidades do interior dos estados brasileiros.
A missão do Grupo Madero, além de oferecer uma profissão a estes jovens, foca no desenvolvimento da cidadania, proporcionando melhores oportunidades de evolução pessoal e profissional através da conquista do primeiro emprego. Adicionalmente, os programas internos de capacitação, proporcionam oportunidades de crescimento dentro da Companhia a colaboradores com alto desempenho. Para isso, é feita uma criteriosa Avaliação de Desempenho, realizada a cada semestre.
Capacitação Constante
Desenvolvemos, ainda, um Programa de Formação de Novos Líderes, que visa desenvolver as lideranças do Grupo através de programas específicos para cada nível de cargos (Coordenadores, Gerentes e Gestores).
O programa abrange temas como inteligência emocional, papel da liderança, disciplina, comunicação, motivação, protagonismo, entre outros que a Companhia considera de extrema importância para as novas lideranças. Os níveis dos participantes foram definidos da seguinte forma:
O Programa de 2021 contou com a participação de 1.164 colaboradores em 75 treinamentos.
Clima
A fim de identificar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente interno, a Companhia aplica Pesquisas de Clima, visando tornar o ambiente corporativo cada vez mais propício ao trabalho eficiente.
A Companhia também se preocupa com o acolhimento, fornecendo aos funcionários dos restaurantes moradias equipadas com toda a infraestrutura necessária para o seu conforto, situadas em locais que proporcionam o deslocamento até o trabalho num trajeto de até 10 minutos a pé. Em dezembro de 2021, A Companhia disponibilizava 7.119 leitos em 652 casas e apartamentos para seus colaboradores. Adicionalmente, O Grupo proporciona três refeições diárias sem qualquer custo para seus funcionários e palestras sobre temas importantes para o seu bem estar.
Além disso, a diversidade cultural promovida pela convivência de jovens vindos de todos os lugares do Brasil nas moradias, propicia a troca de saberes, enriquecendo o conhecimento, favorecendo a construção de uma identidade cultural plural e agregadora. Estas oportunidades e empregos os fazem crescer, os potencializam, mudam histórias de famílias inteiras e muitas vezes a realidade das próximas gerações.
Ações de Doações
A Companhia sempre busca formas de retribuir à sociedade através de ações solidárias e arrecadações, com o objetivo de causar um impacto positivo na sociedade em geral, através da contribuição a instituições beneficentes e ações especiais.
A Companhia apoia com ações mensais as seguintes instituições:
– Associação SerPiá, uma clínica interdisciplinar localizada na cidade de Curitiba-PR, que atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em sofrimento psíquico, cuja missão é contribuir para a prevenção e restabelecimento da saúde mental dos pacientes, assim como apoio à família e à escola.
– Lar Acolhedor Tia Socorro, que oferece moradia a crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social no Estado do Pará. Atua há mais de 25 anos com acolhimento de crianças e adolescentes, tendo acolhido mais de 300 crianças/adolescentes em seu tempo de atividade.
– Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, uma instituição localizada na cidade de Prudentópolis-PR, que oferece atendimento em regime residencial a idosos com 60 anos ou mais, que estejam em vulnerabilidade social, para que recebam cuidados com seu bem estar geral, saúde, alimentação e lazer.
– Associação Musical Alegro, que desenvolve um intenso programa de educação musical erudita para crianças em situação de risco/vulnerabilidade em Curitiba-PR, região metropolitana e litoral do Paraná.
Algumas das ações especiais realizadas em 2021:
– Venda de 2.115 Cheeseburgers revertida para o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo em 20 de fevereiro.
– Doação de 200 panetones para o Projeto Café do Bem, na cidade de Curitiba-PR, que oferece alimentos e roupas para pessoas que vivem em situação de rua.
– Doação de valor para a Irmandade Santa Casa da cidade de Prudentópolis-PR, uma associação beneficente que tem como princípio oferecer atendimento médico de qualidade e, especialmente, humanizado à população do Paraná.
– Doação de valor para a construção de telhado da associação SerPiá, de Curitiba-PR.
– Doação de 1.000 cestas básicas em colaboração ao “Projeto 1818”, que começou com o objetivo de arrecadar 1.818 cestas básicas em 18 dias. O projeto foi organizado pelo Centro Israelita do Paraná.
– Doação de 1.000 cestas básicas, 1.500 kits lanches e 1.000 squeezes para estudantes e famílias da Escola Municipal Joana Raksa, da Caximba, região socioeconomicamente vulnerável de Curitiba-PR. A Companhia também ofereceu uma festa de Natal com alimentação especial aos alunos da Escola e ainda presenteou a todos com galochas coloridas. No fim do dia, todas as famílias receberam uma cesta de Natal.
– Doação de valor para a CUFA – Central Única das Favelas de Curitiba-PR, organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos.
– As crianças da Orquestra Infantil Alegro se apresentaram em dezembro em Curitiba. O Grupo Madero ofereceu uma alimentação especial do Jeronimo no dia do espetáculo, com direito a cheeseburger, batata frita e suco de laranja.
Especialmente no Erasto Gaertner, hospital de Curitiba-PR especializado no tratamento do câncer, a Companhia tem sido bastante ativa ao longo dos últimos anos:
– A Companhia fez parte do grupo de empresas responsável pela organização do “The Hardest Run”, evento esportivo que arrecadou recursos para a construção do Erastinho, em 2019. O Hospital Erastinho é uma unidade que faz parte do Complexo de Saúde Erasto Gaertner e tem como foco o atendimento de crianças e adolescentes que lutam contra o câncer.
– Realização de leilão da adega de vinhos do Chef Junior Durski para ajudar no combate ao câncer no início da pandemia da COVID-19, em 2020.
– No dia Mundial do Hamburger (28 de maio) foi realizada a entrega de 1.100 Cheeseburgers para os pacientes e colaboradores, em 2021.
– O Grupo forneceu cheeseburgers, batata frita e suco para a Festa de Final de Ano do Erastinho, em 16 de dezembro de 2021, que contou com mais de 150 famílias.
– Na véspera de Natal de 2021, a Companhia também colaborou com 360 panetones para a ceia dos colaboradores e pacientes internados do Hospital Erastinho.
Em todas as inaugurações dos restaurantes Madero e Jeronimo desde 2019 (exceto no período de março de 2020 a maio de 2021, em decorrência das restrições governamentais para o controle da pandemia da COVID-19), a Companhia convida crianças e adolescentes de projetos sociais, fora do horário escolar, das cidades onde as operações estão localizadas para inaugurarem as operações dos restaurantes do Grupo, quando são oferecidos nossos produtos saudáveis e com gostinho caseiro.
A Companhia recebeu o Selo Empresa Parceira, do Hospital Erastinho, e o Selo de Responsabilidade Social, da Associação Serpiá.
Governança Corporativa
Melhores Práticas
O Grupo Madero, em novembro de 2021, recebeu o registro de companhia aberta da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), se comprometendo com um alto nível de disclosure de informações. Arquivamos os principais documentos na CVM, incluindo atas de reuniões, demonstrativos financeiros, releases de resultados e fatos relevantes, além de publicarmos no site de Relações com Investidores.
Adicionalmente, a Companhia conta com membros independentes no Conselho de Administração e com um Comitê de Auditoria Estatutário.
Compliance
Foi pensando em seu compromisso com a integridade na condução dos negócios, que o Grupo Madero implementou seu Programa de Compliance, estabelecido sobre três pilares fundamentais: (i) Compromisso da Liderança; (ii) Prevenção; e (iii) Monitoramento. Dentre as atividades desenvolvidas como parte deste programa, estão o treinamento dos colaboradores em temas como ética e anticorrupção, o monitoramento da efetividade dos controles internos de compliance e a operação do Canal de Ética.
Nosso Programa de Compliance se aplica a todas as entidades relacionadas ao Grupo Madero, direta ou indiretamente. Isso inclui todos os diretores, executivos e demais colaboradores da Companhia, além de parceiros comerciais, fornecedores, distribuidores, representantes legais, agentes, franqueados e consultores.
Código de Conduta
Sustentando nosso compromisso está o Código de Conduta do Grupo Madero, que é um guia essencial sobre o que esperamos de nossos colaboradores e parceiros, bem como do que deve ser esperado de nós. Um dos principais objetivos é ajudar nossos colaboradores e parceiros a identificar se estão agindo de acordo com os nossos princípios. Além disso, o nosso Código de Conduta também serve de meio para garantir que estamos conduzindo nosso trabalho com integridade, seguindo práticas comerciais sólidas e promovendo relações de confiança com nossos colaboradores, parceiros comerciais, acionistas e com a administração pública. Acreditamos que nossa conduta afeta nossa reputação, a confiança do público em nossos restaurantes e nossa solidez financeira.
Política de Conformidade Anticorrupção
Em complemento, possuímos uma Política de Conformidade Anticorrupção e uma Política de Conformidade de Terceiros que determinam diretrizes tais como: que o Grupo Madero não tolerará suborno, propina ou corrupção de qualquer tipo, diretamente ou por meio de terceiros, seja ou não explicitamente proibido pela Política ou pela Lei.